Ana Silvia Massud Cavalcanti Faustino
Psicóloga CRP 06/94795- Psicoterapia Psicanalítica

Atendimentos

Psicodiagnóstico infantil: Diagnóstico que precede o tratamento psicoterapêutico, sendo uma etapa necessária para investigar, analisar e levantar hipóteses que facilitam a compreensão da dinâmica do caso. São utilizadas entrevistas com os pais para conhecer a história de vida da criança e da família, hora lúdica com a criança ou adolescente e dependendo da queixa são utilizados instrumentos necessários para estudo do caso. Ao final e realizada uma sessão devolutiva com o paciente e com os pais e a partir daí inicia-se o tratamento ou encaminhamento para outros profissionais, caso seja necessário

 Psicoterapia Infantil: Enquanto o adulto e muitas vezes o adolescente utilizam a associação livre para elaboração de seu processo psicoterápico a crianças utiliza o lúdico: brincadeiras infantis, jogos estruturados ou não, brinquedos, materiais gráficos como massa de modelar, desenhos entre outros. Através destes recursos o psicólogo procura compreender os sentimentos, angústias e fantasias que são expressos.

 O envolvimento dos pais é fundamental para o bom desenvolvimento deste processo. Antes do início da psicoterapia, o psicólogo realiza entrevistas inicias com os pais (psicodiagnóstico) para obter informações sobre a história de vida da criança e de sua família. Após este contato inicial é possível avaliar qual atendimento e quantas sessões serão necessárias para o bom andamento do processo. As sessões como na psicoterapia acontecem em dias e horários estipulados e tem a duração de 50 minutos cada. Sendo que, no decorrer do processo são realizados encontros periódicos e sempre que necessário com os pais.

 Psicoterapia psicanalítica: É um processo onde através das associações livres do paciente o psicoterapeuta busca significados inconscientes em atos, palavras, sonhos, imaginação, fantasia, delírios e repetições, com o objetivo de levá-lo a compreender sua dinâmica de vida, possibilitando que entre em contato com seus conflitos buscando o autoconhecimento e como conseqüência atingir harmonia interior.

 Psicoterapia de casal: A relação de casal seja na fase de namoro ou no casamento (oficializado ou não) passa por momentos difíceis em que o diálogo fica prejudicado. Fatores como divergências culturais, de crença e sentimentos religiosos, falta de afinidade sexual, mudanças na composição familiar ou no ciclo de vida entre outros são potenciais para crises conjugais.
Na psicoterapia conjugal o casal é atendido em conjunto tendo como foco a relação, o psicoterapeuta não dirá quem tem razão nem tomará partido e procurará ajudar o casal a reconhecer os pontos responsáveis pelos maiores conflitos.

 

Consultas

Home

Matérias

Jacareí

Contato

 

 

Rua das Arraias Nº50,
Sala 510
  Aquarius
São das dos Campos,SP

telefone
(12) 3322-0066